Domingo, 19 Novembro 2017 | Login

Como já é tradição em Osasco, neste ano a cidade volta a ter a iluminação de Natal que encanta crianças e adultos. Na próxima quinta-feira, (23/11), a partir das 18h30, a Prefeitura vai inaugurar as Luzes de Natal, no Boulevard Ulysses Dante Batiston, em frente ao Paço Municipal.

O evento “Luzes de Natal” contará com a chegada do Papai Noel, apresentação teatral e de coral infantil, praça de alimentação e a tradicional queima de fogos. A decoração permanecerá até 6/1/18, com a praça de alimentação funcionando de quinta a domingo, a partir das 18h.

#noelmoraaqui

Serviço

“Luzes de Natal”

Entrega da iluminação de Natal em Osasco

Dia 23/11, às 18h30

Em frente à Prefeitura

 

Com duas liminares suspendendo o evento por irregularidades, os organizadores da Festa do Peão de Osasco resolveram não esperar mais pelo julgamento dos recursos e cancelaram a festa definitivamente nesta sexta-feira (17/11). Hoje, à tarde, a empresa Verde Amarelo, responsável pela organização, cancelou também uma entrevista coletiva e apenas soltou uma nota informando o cancelamento da festa.

Diversos veículos de comunicação compareceram ao local onde seria concedida a coletiva. Notícias & Opinião também esteve lá: https://www.facebook.com/orenatoferreira/posts/1525762034180698?pnref=story

Rodeio suspenso

Notícias & Opinião esteve também esteve lá e entrevistou o jornalista e diretor da ConecTV, Euds Ricardo Consoli Polito que opiniñou sobre o cancelamento da festa.

Veja, aqui, a íntegra da Nota cancelando o evento: 

"Festa do Peão de Osasco é cancelada

Cumprindo a determinação judicial, a Festa do Peão de Osasco foi cancelada. A Companhia Verde Amarelo, organizadora do evento, ainda aguarda decisão do recurso, porém, por conta do tempo hábil para a realização, cancela a festa. 
A empresa lamenta tal decisão, uma vez que toda a estrutura já estava pronta, assim como toda a documentação e exigências para a liberação dos alvarás de funcionamento emitidos pelas autoridades - bombeiro, juizado de menores e Polícia Militar. Havia a liberação previa, porém, foram revogados por conta da ação popular. 
O reembolso dos ingressos adquiridos acontecerá a partir de sexta-feira, 24 de novembro, nos pontos de venda onde os ingressos foram comprados. Os ingressos adquiridos pelos sites Total Acesso e Catresp também serão reembolsados e o procedimento deverá ser feito diretamente via site.

Atenciosamente, Companhia Verde Amarelo"

 

Atualização às 19h30

Justiça derruba uma das liminares

Poucos minutos depois desta matéria, uma das liminares foi revogada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Trata-se da segunda liminar que alegava falta de segurança no local. A primeira, que alega problemas administrativas ainda está em vigência. Assim, judicialmente, a festa continua suspensa. Com o cancelamento pela empresa organizadora, esta liminar deverá cair também. 

 

Nesta quinta-feira, (16/11), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da decisão da Corte que validou a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça. 

Raquel Dodge afirma no documento que a medida é fundamental para o controle da impunidade e que a antecipação do cumprimento da pena antes do trânsito em julgado, ou seja, o fim de todos os recursos possíveis, não fere o princípio constitucional da presunção de inocência.


A data do julgamento ainda não foi definida. Para entrar em pauta, as duas ações de constitucionalidade que discutem a questão precisam ser liberadas para julgamento pelo relator, ministro Marco Aurélio, e pela presidente do STF, Carmén Lúcia, para ser julgado pelo plenário.

“Mesmo na pendência de tais recursos que não têm efeito suspensivo, dificilmente se estará levando à prisão alguém que será absolvido pelos tribunais superiores”, defendeu a procuradora.

No ano passado, o Supremo julgou o caso por duas vezes e manteve o entendimento sobre a possibilidade da decretação de prisão de condenados após julgamento em segunda instância.

Por maioria, o plenário do STF rejeitou as ações protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) para que as prisões ocorressem apenas após o fim de todos os recursos, com o trânsito em julgado.

No entanto, houve mudanças na composição da Corte em função da morte do ministro Teori Zavascki, e a mudança de posição de Gilmar Mendes.

Com essas mudanças, o absurdo aconteceu. Agora, o cenário atual na Corte é de impasse sobre a questão que está indefinida. Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello são contra a execução imediata ou entendem que a prisão poderia ocorrer após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por outro lado, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, são a favor do cumprimento após a segunda instância.

O resultado final vai depender do voto do ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse depois do último julgamento sobre a questão. Ele ocupou a cadeira de Teori Zavascki.

Um dos condenados em primeira instância mais famoso do Brasil e que aguarda decisão da instância superior é o ex-presidente Lula (PT). O ex-presidente petista foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pela Lava Jato a 9 anos e seis meses de prisão. Agora, Lula aguarda a decisão do Tribunal Federal da 4ª Região de Porto Alegre. (Fonte: Agência Brasil)

 

Ambiente limpo e arejado, equipamentos novos e de última geração, tempo de espera reduzido, equipe super qualificada: a somatória de todos esss fatores só poderia mesmo resultar em uma aprovação de mais de 99% por parte dos próprios usuários. Até parece uma clínica particular, mas não é. Trata-se da Policlínica da Cruz Preta / Engenho Novo – um equipamento da saúde pública criada e mantida pela Prefeitura de Barueri. 

Não é à toa que a unidade conquistou uma aprovação de 99,74%. Esse número se refere aos dados de avaliações feitas junto aos usuários nos últimos quatro meses (julho, agosto, setembro e outubro). 

Em outubro último, por exemplo, a média de avaliações alcançou o índice de 99,97% com relação aos atendimentos médicos e 99,48% com relação aos demais serviços. Só em outubro a Policlínica realizou 1.028 consultas médicas, 324 consultas não médicas (exames) e 5.561 procedimentos.  

Todos avaliam 

Cada pessoa que passa por atendimento na Policlínica responde a uma pesquisa de satisfação. Esta pode ser eletrônica ou em papel, como o paciente preferir. A maioria opta pelo questionário eletrônico, mas alguns fazem questão de usar o papel para deixar, também, sua opinião sobre os serviços prestados.  

É o caso do munícipe Carlos Gomes Vieira, que escreveu: “Atendimento excelente, nossa clínica está a nível de qualidade de primeiro mundo. Tem uma equipe de funcionárias e funcionários que se comprometem com o trabalho, da faxineira ao médico. Parabéns, nota 10! Isto é trabalho e gestão”. 

Assim como Carlos, a usuária Maria Eliane Domingues também fez questão de escrever. “Estou muito contente com o atendimento. Das vezes que vim aqui fui muito bem atendida. Agradeço a todos pelo atendimento e sua atenção para comigo”, registrou. Dentre os formulários em papel, é bastante comum os pacientes citarem até nomes de funcionários e médicos, agradecendo-os pessoalmente pelo bom tratamento. 

Depoimentos como esses não são raros na unidade, e a diretora administrativa da Ibragesp (Organização Social responsável pela gestão do equipamento), Patrícia Machado, lê um por um. “Acho importante saber o que cada paciente sentiu ao passar pelo nosso atendimento, pois prezamos pela qualidade dos serviços e a satisfação do usuário é nossa meta maior”, garante.  

Sobre a Policlínica 

Policlínica Engenho 1

A Policlínica da Cruz Preta / Engenho Novo é uma das duas criadas pela Prefeitura de Barueri, a outra fica no Jardim Silveira. A unidade do Engenho Novo disponibiliza atendimento ambulatorial com especialidades em oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, urologia, proctologia, dermatologia, psicologia, nutrição,  além de realizar pequenas cirurgias. Com equipamentos novos e de última geração, realiza exames como USG geral, Mapa, Holter, teste ergométrico, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, eletroencefalograma, nasofibrolaringoscopia, tomografia, Raio X, RPA, exames de oftalmologia e ultrassonografia.  

A Policlínica não realiza atendimentos diretos, apenas os encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. (Fonte: Secom)

Esta foi a terceira vez que o ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza tem bens bloqueados. Desta vez, a Justiça pede que seja bloqueado mais de R$ 8 milhões para ressarcimento aos cofres públicos

Na última segunda-feira (13/11), a 1ª Vara da Fazenda Pública de Osasco determinou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), sob acusação de irregularidades na compra de uniforme escolar em 2008. Além do ex-prefeito, a Justiça pediu também o bloqueio de bens dos secretários municipais da época, Renado Afonso Fonçalves (Jurídico) e Marinalva de Oliveira (Educação); além de Cristina Raffa Volpi, Rafael Bonassa Faria, e das empresas Dimatex Indústria e Comércio de Confecções Ltda. e Nilcatex Textil Ltda.

Por suposto crime de superfaturamento na compra de uniformes escolares pela Secretaria de Educaçao e, o consequente dano ao erário, o Ministério Público de São Paulo solicita o bloqueio dos bens dos acusados no total de R$ 8,07 milhoes para garatir o reembolso aos cofres públicos. As investigações do MPSP foram feitas com base em irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). "O autor pede a indisponibilidade de bens dos requeridos. Assim, tendo em vista o caráter acautelatório de tal medida, defiro o bloqueio de bens imóveis dos requeridos, com exceção da PMO",  afirma em seu despacho o juiz José Tadeu Picolo Zanoni.

E esta não foi a primeira que Emidio de Souza e o ex-secretário Renato Afonso Gonçalves tiveram bens bloqueados pela Justiça. O próprio juiz Zanoni lembrou desses outros bloqueios em sua decisão. "No caso dos requeridos Emídio e Renato já existe bloqueio em vigor por conta de outras ações", afirma o magistrado. O valor de um desses bloqueios foi em torno de R$ 6,6 milhões. A outra ação de irregularidade foi decretada em julho de 2016, quando a Justiça mandou bloquear R$ 3,5 milhões do ex-prefeito de Osasco. Nesse caso, a acusação é de contratação, sem licitação, da empresa União Educacional Panamericana para prestação de serviços na área de tecnologia da informação e educação.

Notícias & Opinião não conseguiu falar com os envolvidos, mas, como é de praxe, seus advogados de defesa deverão entrar com recursos junto ao Fórum de Osasco.

Quinta, 16 Novembro 2017 02:30

Corinthians é Campeão Brasileiro de 2017

 
Além do título, o Corinthians poderá também ter o artilheiro da competição pela primeira vez. Jô chegou a 18 gols e superou Henrique Dourado que tem 17 gols
 
Taça 
 
Jogando na noite desta quarta-feira (16/11), na Arena Itaquera, o Corinthians conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2017, com três rodadas de antecedência. Com a vitória de hoje sobre o Fluminense por 3 a 1, o Timão chegou a 71 pontos e, faltando apenas mais três rodadas, não poderá mais ser alcançado. O Grêmio, que venceu o São Paulo também nesta quarta-feira, por 1 a 0, só poderá chegar 70 pontos, caso vença a três partidas restantes.
 
No primeiro tempo, o time de Fabio Carille não jogou bem e foi surpreendido com um gol do Fluminense logo no primeiro minuto de partida, marcado pelo zagueiro Henrique. No entanto, na segunda etapa, o Corinthians voltou a jogar como no primeiro turno do campeonato e virou o placar.
Também logo no primeiro minuto do segundo tempo, Jô empatou a partida e, aos 3 minutos, fez 2 a 1. O terceiro gol corintiano, que selou a sorte do jogo, foi marcado pelo meia Jadson.
 
Heptacampeão
Com a conquista de 2017, o Corinthians chegou ao seu sétimo título na maior competição de clubes do Brasil. O primeiro título foi conquistado em 1990, seguido das conquistas de 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015,
Jô artilheiro
 
Com os dois gols desta noite, o atacante Jô chegou a 18 gols e poderá ser o primeiro jogador corintiano artilheiro do Brasileirão. Ele superou o centroavante Henrique Dourado que 17 gols marcados na competição.
 
Veja, aqui, o último minuto do jogo e o início da festa corintiana: https://www.facebook.com/orenatoferreira/posts/1524058031017765?pnref=story

Desta vez, conforme o documento da Justiça, a suspensão é por falta de segurança na área escolhida para a realização da festa. Os organizadores negam irregularidades

 

Os organizadores da Festa do Peão de Osasco, marcada para iniciar sábado passado, dia 11/11, estão encontrando sérias dificuldades legais para manter a realização do evento. Depois de ter sido suspensa por liminar, devido a "irregularidades administrativas" , como "falta de licitação de área pública" - https://goo.gl/LYNLQG - e participação de servidores públicos no evento, agora, o motivo é falta de segurança. Ainda no sábado, dia 11, o juiz José Tadeu Picolo Zanoni, durante plantão judiciário no Fórum de Osasco, suspendeu novamente a realização da Festa do Peão. Essa liminar foi concedida após ação civil pública urbanística proposta pelo Ministério Público. Pela decisão judicial, os organizadores devem cessar, a partir da intimação, a venda de ingressos pela internet e no local. Em caso de descumprimento da liminar, a multa diária é de R$ 1 milhão, podendo chegar até a R$ 5 milhões.

Segundo o magistrado, a festa deve ficar suspensa até “o pleno, cabal e completo” atendimento das exigências de segurança da Polícia Militar de São Paulo. Conforme dissemos acima, decisão anterior do juiz Olavo Sá Pereira da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública, já havia determinado a suspensão da festa. Mas, como houve a continuidade da venda de ingressos, o Ministério Público entrou com novo pedido, agora, por falta de segurança.

O relatório da PM, segundo a liminar, aponta diversas falhas e “vícios” da organização, como falta de alvará do Juízo da Infância, falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, existência de pedras no local e carretas nas vias de acesso, fatos que dificultam o tráfego. “Tendo em vista o perigo na demora e a fumaça do bom direito, defiro a tutela antecipada", definiu o juiz Zanoni.

Organização nega irregularidades

Além de negar as irregularidades, os organizadores da festa continuam afirmando que tentam ainda a derrubada das liminares para promover o início da festa a partir da próxima sexta-feira. Segundo a empresa organizadora, Companhia Verde Amarelo, ela possui, desde sexta-feira, dia 10 de novembro, os alvarás da  Vara da Infância e Juventude, assim como o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, cumprindo, desta forma, a todas as normas de segurança exigidas. Para consulta: Alvará de autorização Judicial – Entrada e Permanência de Menores nº 1026561-03.2017.8.26.0405. AVCB nº 326223. Nesse caso, alguém está equivocado: os organizadores ou a Justiça. 

No entanto, a suspensão da festa cumpre determinação da Justiça, de acordo com o processo 102784024.2017.8.26.0405, pelo juiz Olavo Sá Pereira da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu a primeira liminar, alegandoquestões administrativas. A organização informa que recorreu e já envou todas as informações e provas contrárias às denúncias. Segundo a Companhia Verde Amarelo, a Festa do Peão de Osasco é um evento privado, realizado em terreno particular, sem utilização de recursos públicos ou de funcionários ligados à Prefeitura de Osasco. Na terça-feira (14/11), a Prefeitura também divulgou uma Nota Oficial afirmando que a área é particular. A Prefeitura informou ainda que, por decisão do prefeito Rogério Lins, foi criada uma sindicância interna para apurar a denúncia de participação de servidor público no evento.  

Reembolso

A Companhia Verde e Amarelo garante também que os ingressos já adquiridos para os shows das duplas Simone e Simaria, que aconteceria no sábado, e Jorge e Mateus, nesta terça-feira, serão reembolsados. Os pedidos de reembolso, segundo os organizadores, poderão ser feitos a partir de sexta-feira, dia 17, nos postos de venda. A empresa nego ainda que houve desentendimentos nos postos de vendas, informando, no entanto, que os pontos estão sendo desativados por determinação judicial. (Renato Ferreira)

 

Na tarde desta terça-feira (14/11), a presidente da OAB/Osasco, a advogada Libânia Aparecida da Silva reassumiu  a presidência da entidade. No documento, onde ela comunicou o fato, consta a assinatura de seus pares da OAB local e da Ordem do Estado, presidida pelo advogado Marcos da Costa.

Libânia documento
Libânia Aparecida estava afastada do cargo desde o dia 24 de outubro, quando foi presa em flagrante ao ser acusada num caso de extorsão contra o presidente da Câmara de Osasco, vereador Dr. Elissandro Lindoso, conforme foi registrado em BO pela Polícia de São Roque. Três dias depois, ela foi colocada em liberdade, graças a um habeas corpus impetrado pela OAB do Estado de São Paulo.


Entenda o caso

Tudo começou durante um jantar,  num restaurante do Km 53, na rodovia Castelo Branco, quando Libania Aparecida e seu marido, Carlos Gomes, foram presos após ela receber do vereador um pacote com R$ 2 mil. Veja aqui: https://goo.gl/5rhqx7 - Segundo o vereador Lindoso, ele vinha sendo estorquido pelo casal, que exigia dinheiro para ela parar com , denúncias contra ele, além de cargos no Legislativo. Os dois mil reais seriam a última parcela de um total de R$ 12 mil. As outras parcelas, ele já havia pago a Carlos Gomes.

O caso está sendo investigado. No dia 27/10, a Dra. Libância foi beneficiad apor um habeas corpus e colocada em liberdade. Veja aqui:  https://goo.gl/2YJjTn - O seu marido, no entanto, continua preso. 


No dia seguinte à prisão, o vereador Dr. Lindoso concedeu entrevista coletiva, ocasião em que deu mais alguns detalhes sobre o caso de extorsão. Já a Dra. Libânia ainda não falou com a imprensa sobre o caso. (Renato Ferreira)

A próxima edição da Caravana do Agito será realizada nodia 3/12 no Complexo Poliesportivo da Vila Ayrosa

O último domingo, dia 12/11, foi agitado na cidade de Osasco. Diversas atividades esportivas e de lazer para toda a família fizeram parte, durante todo o dia, da Caravana do Agito, no Parque Chico Mendes. Foi a  2ª edição do evento, ação realizada numa parceria entre a Prefeitura de Osasco e o SESC, que reuniu milhares de pessoas de todas as idades.

Caravana do Agito 1

O evento realizado mensalmente sempre traz um atleta para incentivar o esporte, falar de sua trajetória e dar dicas para crianças e adolescentes sobre sua modalidade olímpica. Desta vez, a participação especial foi de Fabiana Murer, campeã mundial, pan-americana, recordista brasileira e sul-americana de salto com vara.

A atleta parabenizou a iniciativa e falou sobre a importância de fomentar o esporte. “O esporte mudou a minha vida e pode mudar a vida das pessoas. Muitas vezes as pessoas não sabem onde procurar, mas a Prefeitura e o SESC dando essa oportunidade, elas passam um fim de semana legal e quem sabe achem um esporte que gostem de praticar”, disse a atleta.

Como na 1ª edição, realizada no Ginásio de Esportes do Baronesa e na Academia de Lutas do Baronesa, a Caravana do Agito ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, orientação de combate à dengue, distribuição de mudas de árvores, educação ambiental, show da Banda Nagueta, aulas de dança e apresentações de balé, kung fu e capoeira.

Caravana do Agito

Para a criançada o dia também foi repleto de atividades com brinquedos infláveis, cama elástica, pula-pula, escultura de balões, grafite, além de demonstrações de esgrima, badminton, beisebol, atletismo, tênis e disputa de futebol.

Para Júlio César Rodrigues de Lima, de 4 anos, que estava acompanhado de sua mãe, irmão, tio e dois primos, o domingo foi muito especial. “Eu já fui no pula-pula, na cama elástica e joguei beisebol. Essa é a melhor festa que eu já fui na vida”, disse.

Representando o prefeito de Osasco, Rogério Lins, o secretário de Esporte, Recreação e Lazer, Délbio Teruel, agradeceu todas secretarias da Prefeitura, SESC, esportistas e academias e parabenizou todos envolvidos pelo sucesso do evento. Ele divulgou que a próxima edição da Caravana do Agito será realizada no dia 3/12 no Complexo Poliesportivo da Vila Ayrosa, na zona Norte de Osasco.

Outra novidade anunciada pelo secretário adjunto da secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Capriotti, foi a entrega do playground no Parque Chico Mendes. “Estamos trabalhando para melhorar as atividades oferecidas nos nossos parques e para que eles sejam cada vez mais frequentados pelas famílias”, explicou. (Texto: Francine Maia - Fotos: Sergio Gobatti -Secom)

Segunda, 13 Novembro 2017 23:03

Itália está fora do Mundial da Rússia

A Copa 2018 ficou mais pobre dentro das quatro linhas. Os tetracampeões italianos não passaram pela Suécia e não vão a Moscou

 

Os italianos de todo mundo estão tristes. E o futebol técnico também. Jogando na tarde desta segunda-feira (13/11), no San Siro, em Milão, pela respescagem das eliminatórias europeias, o time da Velha Bota, quatro vezes campeã do mundo, não conseguiu furar o bloqueio sueco e, depois de 60 anos, vai ficar  fora novamente de um mundial.

A Itália será a única seleção campeã do mundo que estará fora da Copa 2018. Os demais campeões - Brasil (5 títulos), Alemanha (4), Argentina e Uruguai (2), Inglaterra, Espanha e França (1 título) - já estão classificados. 

A seleção da Suécia, que venceu o jogo de ida por 1 a 0, em Estocolmo, se fechou na defesa e conseguiu a vaga com o empate de 0 a 0. A partida foi praticamente um jogo de ataque contra defesa. Os italianos do técnico Gian Piero Ventura pressionaram durante os 90 minutos, tiveram inúmeras chances, mas, não conseguiram marcar.

buffon chora apos italia ficar fora da copa 1510612685124 v2 900x506

No final da partida, os italianos, liderados pelo goleiro Buffon, saíram desolados e chorando de campo. O goleiro fez a sua partida pela Seleção Italiana. A decepção também foi para os mais de 60 mil torcedores que lotarm o San Siro e empurrarm a Azzurra do início ao fim do jogo.

 

Festa sueca

Suécia vai à Copa

Os suecos também saíram chorando de campo, mas, de alegria. Depois do 1 a 0, em Estocolmo, a Seleção da Suécia foi para Milão sabendo da verdadeira batalha que iria enfrentar. E não foi fácil. Durante os 90 minutos, os suecos jogaram na defesa e sofreram para segurar o 0 a 0 no placar, o suficente para levá-los a Moscou. Esta será a sexta Copa que os suecos vão disputar.

Página 1 de 36

Quem somos

Notícias & Opinião é um site de notícias gerais editado pela Empresa Jornalística Notícias de Paz Ltda - EPP, a partir da Capital e região Oeste da Grande São Paulo.

Como o próprio nome diz, aqui você vai encontrar notícias, entrevistas, artigos, crônicas e opinião sobre política, economia, educação, cultura e esporte, dentre outros temas do nosso dia-a-dia.